quinta-feira, 17 de abril de 2008

Comemoração do 18 de Maio - Dia Internacioanl dos Museus

O Museu do Papel Moeda pretende festejar a Semana do Museu do Papel Moeda, no âmbito das comemorações do Dia Internacional dos Museus, dia 18 de Maio, que este ano se celebra num Domingo.

Atendendo à proposta do tema para este ano “Museus – Agentes de Mudança Social”, o Museu do Papel Moeda pretende dirigir os seus programas ao público sénior, às pessoas com necessidades especiais, às comunidades imigrantes e às mães adolescentes.

O Museu como agente de mudança social, tem vindo a mostrar o potencial e competência que tem para ajudar a mudar a vida das pessoas, dando-lhes acesso ao conhecimento e à cultura. E, também, ao prazer. É uma semana em que se dá visibilidade à intervenção social e à diversificada programação que o Museu tem.

Desta forma, criaram-se diversas actividades, para os públicos supra mencionados, durante toda a semana de 12 a 18 de Maio, culminando com uma representação da peça de teatro “Escuta-me” da Companhia de Teatro “Era Uma Vez..” da Associação Portuguesa de Paralisia Cerebral do Porto, que terá lugar no auditório 2 desta Fundação, às 16 horas.
Todas as actividades têm entrada gratuita.


Programação

Um Passeio pelas Notas
Destinatários: Seniores
O Museu do Papel Moeda convida os seniores a passar uma manhã/tarde diferente. Podem conhecer a colecção de papel fiduciário do Museu e, através dela, reviver algumas histórias e, também, contar-nos as suas memórias!


A brincar se Aprende
Destinatários: Pessoas com Necessidades Especiais (cegos, amblíopes e pessoas com deficiência neuro-motora)
Para que todos tenham acesso ao lazer e à cultura o Museu do Papel Moeda programou algumas actividades diferentes, tais como, notas tácteis para que se possa “ver” as gravuras ao mesmo tempo que ouve pormenorizadamente a sua descrição, computadores equipados com leitores de ecrã e software de ampliação. Para pessoas com Deficiência neuro-motora contamos, ainda, com um CD interactivo e um filme a 3 dimensões que revelam toda a história do dinheiro, desde o seu aparecimento até aos Euros.


Viagens no Museu do Papel Moeda
Destinatários: Comunidades Imigrantes
O museu pretende trabalhar a integração social e cultural das comunidades imigrantes, tendo como referência a cultura portuguesa e, particularmente, as colecções do museu. Visitando a sala do Papel Moeda poderão embarcar numa viagem ao passado e conhecer a história deste país através das notas.


Entre Notas… Entre Vidas…
Destinatário: Mães adolescentes - Fundação da Juventude
Para as jovens mamãs o Museu pensou numa visita com o cruzamento de duas vertentes, a adulta e a infantil, desta forma, a visita desenvolve-se sob parâmetros lúdicos sem que se ponha de parte a seriedade que reveste a colecção.


Peça de Teatro – “Escuta-me”
Companhia de Teatro Era Uma Vez da Associação Portuguesa de Paralisia Cerebral – Porto
Destinatários: Todos os públicos
Data/Horário: 18 de Maio – 16h
“Porque é impossível viver só com certezas… existem seres que procuram a vida inteira por entre as incertezas. Neste espectáculo está presente a busca pelo (eu) e o (outro) como uma metamorfose do ser em busca de si e dos seus limites. Do atrevimento à provocação, que podem levar o publico exceder as próprias forças.
Uma transformação que dá extensão aos movimentos da imaginação ou a procura de algo; desejos, busca do outro que habita dentro de nós mas que desconhecemos.”

Nenhum comentário: