segunda-feira, 28 de abril de 2008

Visita Orientada - Escola Secundária de Valbom


No passado dia 24 de Abril de 2008, os alunos da Turma 10º D, do Curso Profissional de Informática de Gestão efectuaram uma visita à Fundação António Cupertino de Miranda.
A visita iniciou-se com o visionamento de um filme 3D "A História do Dinheiro" apresentado pelo Sr. Pedro Pimenta. Tivemos a possibilidade, de através de uma curta animação perceber a evolução da moeda até aos dias de hoje. Aprendemos que as primeiras moedas eram de argila onde eram gravadas figuras representativas da troca que desejavam efectuar (ânforas, animais, trigo). Em seguida ficámos a perceber o conceito de troca directa bem como os materiais utilizados nessa troca.Na Grécia utilizava-se o sal, no Egipto usavam-se os animais e a prata na Mesoputânia. O filme prosseguiu até à forma que a moeda assume nos dias de hoje. No final do filme, o Sr. Pedro Pimenta fez uma recapitulação do que havíamos visto, o que para nós foi importante pois permitiu-nos consolidar o que tinhamos visto.
Posteriormente dirigimo-nos para a exposição "O Dinheiro e os Transportes" onde vimos a evolução dos transportes ao longo dos séculos, uma maquete da zona da Régua e do Pinhão, dada a importância que o vinho do Porto representa para esta zona e finalmente foi-nos dada a possibilidade de fazermos uma nota personalizada de 50 escudos para as senhoras (D. Maria) e de 1000 escudos para os homens (D. Pedro).
A visita prosseguiu com a menina Sofia Lage que nos fez uma visita guiada à Sala do Papel Moeda, onde tivemos uma abordagem não só do papel moeda e sua evolução bem como das apólices do Real Erário, as acções e os primeiros bancos. Achámos esta parte bastante educativa e interessante porque a guia utilizou uma linguagem bastante acessível e recorria com frequência às notas e moedas de euro para nos explicar factos interessantes. Além disso colocava questões o que nos permitiu interagir com a guia. Compreendemos melhor os conceitos abordados nas aulas sobre a relação do dinheiro com a subida dos preços (inflação), a desvalorização do dinheiro, o que nos facilitou a compreensão das notícias que ultimamente têm feito manchete nos jornais diários. Achámos também interessante, aquele que ficou conhecido como "uma burla quase perfeita" de Alves Reis.
O balanço que fazemos desta visita é bastante positivo, na medida em que nos permitiu compreender e relacionar os conceitos abordados nas aulas de Economia.
Deixámos apenas como sugestão de melhoria, em próximas visitas, a colocação de bancos na sala de Exposição do Papel Moeda, para que os alunos não percam a concentração devido ao cansaço de estarem, durante algum tempo, de pé.
Obrigado pelo vosso contributo!
Os alunos do 10º D
_______________________________
Se já vieste ao Museu partilha connosco a tua experiência! Envia-nos um email com o texto, que nós colocamo-lo no blog!

Nenhum comentário: