quinta-feira, 19 de junho de 2008

Avaliação - Projecto Porto de Crianças 2007/08

O MEU CARRO VERMELHO
IDEIA:
Desenvolveu-se um projecto de escrita criativa em computador, através do uso de blogues. Com este projecto pretendeu-se escrever uma história a partir de um livro (O Pequeno Carro Vermelho), previamente escolhido, do Plano Nacional de Leitura. Cada turma foi autora do seu próprio livro. Este, foi escrito de maneira partilhada entre os alunos e o Museu do Papel Moeda. Para tal, criaram-se 15 blogues. Por isso, este projecto foi particularmente interessante para os professores que tinham um interesse especial nas novas tecnologias. Apenas as turmas da EB1 da Constituição não participaram através dos blogues. A estas foram entregues dois cadernos para que os alunos pudessem criar a sua história – escrita e desenhada.

OBJECTIVOS:
- Promover hábitos de leitura;
- Desenvolver competências tecnológicas;
- Desenvolver a expressão escrita
- Estimular a capacidade interpretativa e criativa;
- Reflectir com as crianças sobre o que aprenderam de novo;
- Estimular a responsabilidade individual num projecto colectivo;
- Provocar o desejo de regressar ao Museu, criando hábitos culturais nos mais jovens.

DESTINATÁRIOS: Alunos do 3º e 4º anos do Ensino Básico.


ESTRUTURA DAS SESSÕES /DESCRIÇÃO DA ACÇÃO

1.ª SESSÃO O Museu foi à escola. A equipa do Serviço de Educação (SE) foi à escola apresentar o Museu, o projecto e os elementos que compunham a equipa que acompanhou as crianças ao longo do projecto. Foi ainda feita uma primeira leitura do livro escolhido, “O Pequeno Carro Vermelho” e explicada a forma da apresentação do produto final: um blog.

2.ª SESSÃO A Escola foi ao Museu do Papel Moeda (Sala de exposição O Dinheiro e os Transportes). Nesta sessão, as crianças conheceram a colecção de miniaturas automóveis do Museu e escolheram o “seu” carro, que seria o herói da história.

3.ª SESSÃO A Escola regressou ao Museu do Papel Moeda (Sala de exposição O Dinheiro e os Transportes). Nesta sessão, fez-se a conclusão da história, discutindo a evolução e encaminhamento final da história. Fizeram desenhos sobre a história e, no final, cada um dos alunos pode ainda levar para casa uma imagem dele ao volante do carro escolhido.
Turmas envolvidas / Resultados

EB1
Augusto Lessa - Maria Emília Figueiras - 11 Postagens
Bandeirinha - Luísa de Jesus Alves - 11 Postagens
Bom Sucesso - Susana Ribeiro - 33 Postagens
Bom Sucesso - Gabriela Fânzeres - 16 Postagens
Caramila - Fátima Rodrigues - 27 Postagens
Cerco - Helena Santos / Mónica Rocha - 15 Postagens
Cerco - Susana Moreira - 13 Postagens
Condominhas - Elsa Araújo - 10 Postagens
Constituição* - Maria Regina
Constituição* - Angelina Guedes
Corujeira** - Helena Rocha - 7 Postagens
Montebello - Ana Paula Pereira - 30 Postagens
Paulo da Gama - Inês Chaves - 33 Postagens
Torrinha - Maria de Lurdes - 52 Postagens
Torrinha - Irene Costa - 27 Postagens

*As turmas da Escola da Constituição não participaram no blog. A estas foi entregue um caderno para que os alunos pudessem construir a história.
**A turma da Profª. Helena Rocha da Escola da Corujeira participou apenas com uma postagem no blogue.



UMA HISTÓRIA A METRO

IDEIA:
A partir de um livro do Plano Nacional de Leitura (Novas Histórias ao Telefone de Gianni Rodari) começou-se a debater o tema do dinheiro, construindo-se uma história sobre este tema, para alunos do 4º ano. O Museu do Papel Moeda forneceu todos os dados relativos à história do dinheiro, a Associação de Ludotecas do Porto - ANILUPA encarregou-se de, em conjunto com os alunos, produzir um filme de animação.


OBJECTIVOS:
- Dar a conhecer a história do dinheiro;
- Desenvolvimento da expressão plástica;
- Desenvolvimento da expressão escrita (escrita do guião do filme);
- Aprendizagem de técnicas de animação;
- Aprendizagem da concepção e elaboração de um story-board (guião de imagens);
- Aprender a filmar;
- Aprender a construir ambientes sonoros;
- Aprendizagem da locução do filme.


DESTINATÁRIOS:
Alunos do 4º ano do Ensino Básico.

ESTRUTURA DAS SESSÕES / DESCRIÇÃO DA ACÇÃO

1.ª SESSÃO Os alunos puderam escrever e desenhar tudo o que identificassem com dinheiro, num mural colocado na sala de Papel Moeda.

2.ª SESSÃO Os alunos foram ao Mercado do Bom Sucesso entrevistar pessoas que lidam diariamente com dinheiro.

3.ª SESSÃO Visita à sala O Dinheiro e os Transportes. Os alunos visualizaram um filme a 3D sobre a história do dinheiro e puderam levar para casa uma nota com a cara deles.

4ª SESSÃO Histórias a Metro. Os alunos participaram numa actividade em que ouvindo a história do dinheiro vão identificando e colocando personagens e notas importantes e marcantes na nossa história. No final, participaram numa peça de teatro.


TURMA ENVOLVIDA
EB1 Torrinha - Profª. Isabel Matos - 21 alunos


RESULTADOS
- Filme de animação sobre o dinheiro, intitulado “Uma História a Metro”.

Nenhum comentário: