quarta-feira, 23 de julho de 2008

Apresentação do Projecto MPM a Territorialização do Novo Paradigma na Educação


Este projecto tem como parceiro o Departamento de Museologia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto e visa o aprofundamento da área de acção educacional, cultural e social do Museu do Papel Moeda em relação às freguesias mais próximas.

De uma forma global, o museu pretende actuar como um agente na mudança de paradigma educacional. Neste novo conceito, repensa-se a relação do museu com as escolas das freguesias de Nevogilde, Aldoar, Foz do Douro, Ramalde e Lordelo do Ouro.

Esta mudança deve ser estudada à luz das mudanças sociais que ocorreram e deve levar à mudança das práticas do museu e das escolas, a perceber a profundidade e as potencialidades da sua interacção social e a projecção cultural do programa do museu.

O Museu acredita que esta nova agenda, em que é nítido o reforço do papel educacional e social por parte do museu e a nova programação podem ser decisivos para a inclusão social e para o combate ao abandono escolar e à indiferença das actividades culturais que se praticam dentro das suas áreas de residência.

Objectivos
1) Posicionar o Museu como um parceiro para a educação;
2) Integrar o projecto educativo das escolas desta zona;
3) Saber que projectos estão implementados;
4) Trabalhar a identidade das pessoas relacionando-a com o espaço de intervenção territorial do Museu;
5) Servir como referência cultural e recurso de informação para as escolas desta zona;
6) Valorizar as escolas e dar-lhes prestigio ao fazer parcerias com elas;
7) Programar visitas ao Museu, construindo-as a partir de ideias e sugestões dos professores, tendo a conta a realidade educacional e social dos alunos
8) Divulgar este projecto como um projecto de mudança social.

Com este trabalho pretende-se a aproximação do museu às escolas que lhe estão mais próximas. O objectivo final será mesmo que o museu se constitua como um recurso de conhecimento a ser utilizado pelos professores de forma sistemática.

Como produto final pretende-se que, a partir das colecções do Museu e indo de encontro às necessidades e expectativas dos professores, se desenvolva e aplique um Projecto Educativo específico para as escolas seleccionadas.

Nenhum comentário: