sábado, 18 de outubro de 2008

Actividades para escolas

Museu, Espelho Meu
Percurso
> 3 anos
(sessão única)

Palavras-chave
• Procurar
• Descobrir
• Observar
• Divertir
Quatro dragões a dançarem na nota que é a mais velhota… uma rainha, um guarda do tesouro e um papel que valia ouro… Pergunta ao sapo quem está no prato! E atenção!... Prepara-te para viajares de avião!


Aventuras no museu
Percurso
> 4 anos
(sessão única)

Palavras-chave:
• Aprender
• Divertir
• Observar
• Descobrir

Escolhe uma mochila e parte à descoberta do Museu. Há 5 percursos diferentes para descobrir: animais, pessoas importantes, carros famosos, aviões e euros!!

Quartas, Quintas e Sextas
Marcação prévia necessária


Histórias d’ouro

Oficina
> 4 anos
(projecto de continuidade)

Palavras-chave:
• Aprender
• Fazer
• Saber falar em público
• Divertir

Com a ajuda da Urbina e do Zé da Ribeira, vais contar histórias do Douro… à tua maneira. A Ferreirinha, um barão e uma garganta do rio, a que se chama Cachão, irás conhecer.

Quartas, Quintas e Sextas
Marcação prévia necessária


A princesa do Douro

Visita
> 4 anos
(sessão única)

Palavras-chave:
• Aprender
• Ouvir
• Saber falar em público
• Divertir

A Puf-Puf parte do Porto, decidida a viajar no Rio Douro e a descobrir o que se passa com a história misteriosa de uma princesa que vive, lá longe, no Douro…

Quartas, Quintas e Sextas
Marcação prévia necessária


A brincar, a brincar… se aprende a comprar
Visita
> 4 anos
(sessão única)

Palavras-chave:
• Aprender
• Gerir
• Optar
• Divertir

Programa de gestão financeira para os mais pequeninos.
Vamos aprender a gerir o dinheiro!! Esta gestão é feita de forma lúdica, através de um jogo em que todos irão ganhar!
A moeda é o “cupertino” e com ele as crianças irão pagar as suas actividades, mas… primeiro terão de trabalhar muito. Para ganhar os primeiros trocos…

Quartas, Quintas e Sextas
Marcação prévia necessária


Viagens, aflições e outras atrapalhações da Rainha D. Maria I

Oficina | Visita
> 6 anos
(programa de continuidade ou sessão única)

Palavras-chave:
• Aprender
• Saber falar em público
• Fazer
• Divertir

A Rainha D. Maria I está a braços com um grave problema: p País não tem dinheiro… E agora… o que fazer? Tens curiosidade em saber como é que o problema se resolveu?

Férias de Natal e Páscoa
Quartas, Quintas e Sextas
Marcação prévia necessária


Museu, espelho meu

Percurso
> 6 anos
(sessão única)

Palavras-chave:
• Observar
• Explorar
• Perceber
• Relacionar

Três notas, uma apólice e uma acção. Quando observares com atenção o que está escrito e desenhado nestas cinco peças de colecção do Museu do Papel Moeda, vais pensar sobre a importância que o dinheiro tem tido no dia-a-dia das pessoas, ao longo dos tempos…

Quartas, Quintas e Sextas
Marcação prévia necessária


A odisseia do dinheiro

Visita
> 6 anos
(sessão única)

Palavras-chave:
• Observar
• Explorar
• Conhecer
• Relacionar

Se queres conhecer verdadeiros “segredos” sobre a história do dinheiro em Portugal, não percas esta visita! Mas tens de ter os olhos bem abertos!

Quartas, Quintas e Sextas
Marcação prévia necessária


Tostões e Padrões

Oficina
> 6 anos
(projecto de continuidade)

Palavras-chave:
• Fazer
• Explorar
• Criar
• Desenhar

Vinhetas, notas e cifrões, tudo em grande profusão. Quem quer aprender, a deslindar esta confusão.

Quartas, Quintas e Sextas
Marcação prévia necessária


O Porto é o máximo!
Percurso
> 10 anos
(sessão única)

Palavras-chave:
• Aprender
• Divertir
• Descobrir
• Observar

Este percurso tem por tema “O Porto” e é composto por 5 livros. Cada um propõe explorar uma nota que tem por tema uma figura, edifício ou paisagem do Porto.
Este roteiro deverá ser, simultaneamente, o inicio de uma colecção de papel moeda e uma maneira de ficar a conhecer melhor a cidade do Porto.

Quartas, Quintas e Sextas
Marcação prévia necessária


Como fazer um blogue?

Oficina
> 10 anos
(projecto de continuidade)

Palavras-chave:
• Escrever
• Explorar
• Criar
• Publicar

Vem ao Museu e aprende a criar o teu próprio blogue. Nele podes escrever sobre os temas que mais gostas, colocar desenhos, imagens e vídeos.

Atreve-te a despertar a tua criatividade com as novas tecnologias.

Quartas, Quintas e Sextas
Marcação prévia necessária


Museu, espelho meu
Percurso
> 10 anos
(sessão única)

Palavras-chave:
• Explorar
• Compreender
• Relacionar
• Opinar

Procura no teu GUIA o percurso que te propomos neste museu.
Serve-te da planta do museu para encontrares os seis objectos que te queremos mostrar!

Quartas, Quintas e Sextas
Marcação prévia necessária


Desmaterialização da moeda: um percurso histórico

Visita
> 15 anos
(sessão única)

Palavras-chave:
• Conhecer
• Aprender
• Participar
• Saber

Nesta visita abordamos os temas integrados na unidade curricular “A Moeda”, desde a moeda representativa, passando pela moeda fiduciária, papel moeda, até à moeda escritural.

Nenhum comentário: