quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Vasco da Gama e as notas...

Queres saber o que fez Vasco da Gama para estar nestas notas?


Vasco da Gama nasceu há muitos anos atrás, em 1468, e foi o navegador que descobriu o caminho marítimo para a Índia! Até então as viagens eram feitas sempre por terra e demoravam muito tempo.
E sabes qual era o interesse de Portugal na Índia? As especiarias! Os nossos comerciantes compravam as especiarias da Índia e ao vende-las em Portugal e em outros países ganhavam muito dinheiro! Com a descoberta do caminho por mar as viagens ficaram mais curtas, mais rápidas e, portanto, mais baratas logo ganhavam ainda mais dinheiro!
Mas não penses que a viagem foi fácil! Em 1497, tinha Vasco da Gama quase 30 anos, o Rei de Portugal, D. Manuel I, mandou Vasco da Gama com mais 170 homens, divididos por 4 barcos, partir de Lisboa em direcção à Índia e só chegaram lá no ano seguinte, a viagem demorou 10 meses!
Os perigos de passar tanto tempo no mar eram muitos mas o que assustava mais os marinheiros era passar uma certa zona, que se chamava Cabo da Boa Esperança porque lá havia sempre tempestades e os barcos podiam naufragar! Mas entre os homens que iam com Vasco da Gama estava um outro marinheiro, chamava-se Bartolomeu Dias, e já tinha conseguido passar por lá antes e isso deixava os marinheiros mais descansados!
Imagina só que antes de Bartolomeu Dias conseguir passar pelo Cabo da Boa Esperança chamava-se Cabo das Tormentas, pois nenhum navio conseguia passar por lá, naufragavam todos!
Quando regressaram a Lisboa foi feita uma grande festa e Vasco da Gama foi recebido como um herói, o Rei, como prémio, deu-lhe o título de “Dom” que só as pessoas mais importantes do reino tinham! Vasco da Gama continuou a fazer viagens para a Índia e passado algum tempo já era, também, Conde da Vidigueira e vice-rei da Índia! Mas na última viagem que fez, em 1524, ficou muito doente e acabou por morrer lá.

Nenhum comentário: