quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Fim do Projecto Museu, Espelho Meu


Ao terminar o Ano Europeu do Diálogo Intercultural, o Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural (ACIDI, I.P.) lançou o projecto “Museu, espelho meu” em parceria com o Instituto dos Museus e da Conservação (IMC, I.P.).

A sessão de apresentação teve lugar no dia 20 de Janeiro, pelas 15h, na Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves (Lisboa). Contou com as presenças da Secretária de Estado da Cultura, Paula Fernandes dos Santos, do director do IMC, Manuel Bairrão Oleiro, para além da presença de Rosário Farmhouse, Alta Comissária para a Imigração e Diálogo Intercultural.

Coube ao IMC, I.P. a escolha dos nove museus participantes neste projecto, estando estes organizados em três circuitos.

No circuito do Porto: a Casa-Museu Guerra Junqueiro, o Museu Nacional Soares dos Reis e o Museu do Papel Moeda.

No circuito de Lisboa: a Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves, o Museu Nacional de Arte Antiga, o Museu Nacional do Teatro e o Museu Nacional do Traje.

No Circuito do Algarve: o Museu Municipal de Faro e o Museu de Portimão.

Para cada um destes circuitos foram criadas três publicações dirigidas a crianças a partir dos 3 anos, a partir dos 6 anos e a partir dos 10 anos de idade. Uma décima publicação, comum aos três circuitos, que inclui um CD, é dirigida aos adultos que, em contexto familiar ou em contexto escolar, visitam os museus com as crianças e com os jovens.

Com estes GUIAS propõe-se um conjunto de pontos de partida para a construção de teias interpretativas, que espelhem o museu como espaço de representação identitária: individual, social, multicultural. Tecida por todos os seus visitantes, efectivos participantes no diálogo intercultural.

Qualquer processo de interpretação reflecte o seu sujeito e é por isso mesmo que o museu pode ser como um espelho para cada um dos seus visitantes.

Os GUIAS terão distribuição gratuita e estarão disponíveis nos nove museus participantes.

(fonte: aedi)

Nenhum comentário: