quinta-feira, 25 de março de 2010

Ciclo de Conferências de Literacia Financeira

Ontem realizou-se a segunda conferência do Ciclo de Literacia Financeira, com a Dra. Lúcia Leitão do Banco de Portugal e o Prof. Doutor Carlos Alves da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, aos quais agradecemos mais uma vez a colaboração e precioso contributo para o enriquecimento da sessão.

A Dra. Lúcia Leitão dividiu a sua comunicação em duas partes, a primeira onde definiu o conceito de Supervisão Comportamental identificando objectivos e âmbitos, determinantes, componentes e modelos de actuação. A segunda parte da comunicação contextualizou a Supervisão Comportamental no âmbito do Banco de Portugal, explicou o seu enquadramento jurídico, estratégias de actuação (iniciativas regulamentares e informação e formação financeira) e accountability.
Fez ainda referencia ao inquérito à literacia financeira que o Banco de Portugal se encontra a realizar, onde se pretende identificar o grau de exclusão financeira, bem como as áreas ou produtos bancários em que existe maior défice de informação, compreensão e formação financeira e, por fim, avaliar a compreensão dos clientes bancários às exigências de transparência de informação definidas pelo Banco de Portugal, este inquérito pretende ser um instrumento de apoio a um Programa Nacional de Educação Financeira.

O Professor Dr. Carlos Alves, fez referência ao funcionamento e riscos do mercado de capitais, tendo em conta o sistema financeiro e mercado de capitais, mercados mobiliários, risco e rentabilidade, funcionamento das bolsas de valores e supervisão e regulação. Distinguiu mercado monetário de mercado de capitais, definiu o conceito de acções e obrigações identificando algumas possíveis formas de valorização recorrendo ao seu investimento tendo em conta a fonte de rentabilidade e o risco subjacente. Apresentou, igualmente, uma tabela demonstrativa dos agentes económicos no funcionamento das bolsas de valores, recorrendo a um esquema básico de realizações de operações em mercado de bolsa.


Nenhum comentário: