segunda-feira, 12 de abril de 2010

2ª Sessão do Ciclo "Conversas com Antiguidades" - Pequenos Móveis

Realiza-se no próximo Sábado, 17 de Abril, às 15h30, na Fundação Dr. António Cupertino de Miranda, a 2ª sessão do Ciclo “Conversas com Antiguidades”.

A Fundação Dr. António Cupertino de Miranda está a realizar um ciclo de conferências com o título “Conversa com Antiguidades”, com a presença de reconhecidos especialistas das áreas das pratas, jóias, móveis e marfins.

A próxima sessão é já no Sábado, dia 17 de Abril, às 15h30, terá por tema “Pequenos Móveis” e contará com a presença de João Pinto Ribeiro, Antiquário, Leiloeiro e Presidente do Conselho de Administração do Palácio do Correio Velho, Leilões e Antiguidades S.A., do Dr. Luís Castelo-Lopes, Leiloeiro, Investigador da História da Ourivesaria e Administrador do Palácio do Correio Velho, Leilões e Antiguidades S.A. e da Dra. Sara de Sousa Andrade, Investigadora nas áreas do Mobiliário Português e Arte Indo-Portuguesa e colaboradora do Palácio do Correio Velho desde 1999.

Quer saber mais sobre as peças que tem em casa? Telefone para a Fundação Dr. António Cupertino de Miranda (226101189 - contacto: Isabel Rodrigues) inscreva a sua peça para estudo e avaliação e estes renomados especialistas analisarão e avaliarão a sua peça. O número limite de peças por sessão é de 15.

No decurso da sessão, o público é convidado a reflectir sobre o que uma peça antiga lhe pode dizer e sobre as perguntas que se podem colocar para a poder contextualizar. Pretende-se dar uma aproximação histórica ao tema, informação sobre a execução, técnicas de fabrico, auxiliar na identificação e datação e, por fim, realizar a avaliação das peças trazidas pelo público.

Estarão também presentes no evento, a Livraria Manuel Ferreira com uma mostra de livros antigos, a Livraria Leitura com exemplares de livros sobre a temática “Arte e Antiguidades”e ainda a Imemorial – Atelier de Conservação e Restauro de Arte com uma oficina de restauro.









REGULAMENTO DAS SESSÕES

1 - PROGRAMA
As sessões realizar-se-ão aos Sábados, no horário das 15h30 às 18h30, no Auditório da Fundação Dr. António Cupertino de Miranda.
As sessões são abertas ao público e a entrada é gratuita.
Em cada sessão serão aceites 15 inscrições de peças trazidas pelo público, sobre as quais os oradores se debruçarão para estudo e avaliação.
No caso de pretender trazer uma peça, deverá efectuar a sua inscrição prévia, até
à 4ª. Feira anterior à data de realização da sessão em causa.
Participação limitada a uma peça por pessoa.

2 - ENTREGA E DEVOLUÇÃO DE PEÇAS
As peças são entregues no próprio dia em que se realiza a sessão, entre as 10h00 e
as 11h00.
A Fundação entregará ao portador da peça um documento de recepção.
As peças têm de ser levantadas no final de cada sessão, mediante a entrega do comprovativo de recepção. Após o término da sessão, a Fundação não se responsabiliza por nenhum objecto que seja deixado nas suas instalações.

3- SIGILO
Será guardado sigilo acerca da propriedade da peça.

Nenhum comentário: