terça-feira, 4 de maio de 2010

Ciclo de Conversas com Antiguidades - Jóias Portuguesas e Estrangeiras, 8 de Maio, 15h30


JÁ PENSOU NO QUE UMA PEÇA ANTIGA LHE PODE DIZER?
JÁ ALGUMA VEZ LHE OCORREU PERGUNTAR?
E SE PUDESSE CONVERSAR COM UMA ANTIGUIDADE?

Realiza-se no próximo Sábado, 8 de Maio, às 15h30, na Fundação Dr. António Cupertino de Miranda, a 3ª sessão do Ciclo “Conversas com Antiguidades”.
A Fundação Dr. António Cupertino de Miranda está a realizar um ciclo de conferências com o título “Conversas com Antiguidades”, com a presença de reconhecidos especialistas das áreas das pratas, jóias, móveis e marfins.

A próxima sessão é já no Sábado, dia 8 de Maio, às 15h30, terá por tema “Jóias Portuguesas e Estrangeiras” e contará com a presença de Henrique Correia Braga, Avaliador oficial, perito em jóias e pedras preciosas e do Dr. Nuno Vassalo e Silva, Subdirector do Museu da Fundação Calouste Gulbenkian, investigador da História de Arte.

Quer saber mais sobre as peças que tem em casa? Telefone para a Fundação Dr. António Cupertino de Miranda (226101189 - contacto: Isabel Rodrigues) inscreva a sua peça para estudo e avaliação e estes renomados especialistas analisarão e avaliarão a sua peça. O número limite de peças por sessão é de 15.
No decurso da sessão, o público é convidado a reflectir sobre o que uma peça antiga lhe pode dizer e sobre as perguntas que se podem colocar para a poder contextualizar. Pretende-se dar uma aproximação histórica ao tema, informação sobre a execução, técnicas de fabrico, auxiliar na identificação e datação e, por fim, realizar a avaliação das peças trazidas pelo público.

Estarão também presentes no evento, a Livraria Manuel Ferreira com uma mostra de livros antigos, a Livraria Leitura com exemplares de livros sobre a temática “Arte e Antiguidades”e ainda a Imemorial – Atelier de Conservação e Restauro de Arte com uma oficina de restauro.

PRÓXIMA SESSÃO - TEMAS, DATAS E ORADORES:

MARFINS INDO-PORTUGUESES 3 de Julho 2010 15h30
Dr. Álvaro Sequeira Pinto
COLECCIONADOR, ESTUDIOSO DE ANTIGUIDADES, PROFESSOR NA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PORTO
Dr. Pedro Aguiar Branco
ANTIQUÁRIO E INVESTIGADOR DA HISTÓRIA DE ARTE


Um comentário:

Helena Teixeira disse...

Joias lindíssimas! As melhoras amigas das mulheres ;)
Deve valer a pena ir a este ciclo e ao museu.

Aproveito e deixo um convite: Participe na blogagem de Maio do blog www.aldeiadaminhavida.blogspot.com. O tema é:”Vamos ao Museu”. Basta escrever 1 texto de máximo 25 linhas, 1 foto, o título e o link do blog para aminhaldeia@sapo.pt até dia 10/05. Pode falar sobre o seu museu preferido ou monumento… Há boa disposição e prémios!

Abraço
Lena