quarta-feira, 27 de outubro de 2010

"O Meu Mealheiro"

No dia 3 de Novembro, pelas 11 horas, é inaugurada uma mostra e concurso de mealheiros, que tem por tema “O Meu Mealheiro”.

Esta mostra realiza-se no âmbito do projecto de Educação Financeira promovido pelo Museu do Papel Moeda, o qual mereceu o melhor acolhimento da parte da coordenadora do Ensino Basico, Dra. Helena Martins e de outras professoras como a Dra. Maria José Oliveira, Dra. Susana Cruz, Dra. Sara Carvalho e Dra. Daniela Vaz.

A Escola Secundária Fontes Pereira de Melo constitui-se como primeiro parceiro neste projecto pois decidiu adoptá-lo já no ano lectivo 2010/2011 e aplicá-lo na disciplina da área de projecto, subordinado ao tema: O valor do dinheiro.

O Museu quer envolver a Escola num projecto em que se "territorialize" a educação financeira para que todos os alunos se consciencializem da importancia do dinheiro na vida e possam adquirir competências que lhes permitam a tomada de decisões correctas mais tarde, pois eles são identificados como futuros decisores.

A primeira actividade que este projecto despoletou foi a produção de mealheiros para comemorar o Dia da Poupança.

Os mealheiros são produzidos pelos alunos do 2º e 3º ciclos do ensino básico da Escola Secundária 2/3 Fontes Pereira de Melo, através da reutilização de materiais de desperdício, promovendo a sensibilização para a necessidade de poupar e estimular a criatividade de crianças e jovens ao mesmo tempo que os desperta para questões de carácter ambiental.

Paralelamente, está a decorrer um concurso e será premiado o melhor mealheiro de cada ano de escolaridade. O júri será constituído por representantes da Escola, da Câmara Municipal do Porto e do Museu do Papel Moeda.

Para concultar o regulamento do concurso, clique aqui!

Nenhum comentário: