sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

No Poupar Vai o Ganho - Projecto de Educação Financeira

Realizou-se no dia 9 de Fevereiro, pelas 15h00, a apresentação do projecto de educação financeira “No Poupar Vai o Ganho”.
Estiveram presentes a Presidente do Conselho de Administração da Fundação e o Professor Rui Nunes que representou a Câmara Municipal do Porto e a Universidade do Porto, parceiros deste projecto.
A sessão teve a presença de numerosos professores.
Este projecto insere-se no projecto municipal “Educação Para os Valores” e tem como missão envolver as escolas básicas do 1º, 2º e 3º ciclos num projecto em que se “territorialize” a educação financeira, para que todos os alunos se consciencializem da importância do dinheiro na vida e possam adquirir competências que lhes permitam a tomada de decisões correctas mais tarde, pois eles são identificados como futuros decisores.
As escolas que integrarem este projecto passarão a ser TEF - “Territórios de Educação Financeira”, constituindo uma rede.
Foram entregues aos professores manuais que contém a missão, objectivos, metodologia e produtos finais que serão apresentados a público no dia 18 de Maio – Dia Internacional dos Museus.
A avaliação do projecto será feita pelo Museu, pelos professores envolvidos e pela Universidade do Porto.
As expectativas iniciais prevêem não só o desenvolvimento de uma relação muito próxima das cinquenta turmas que aderiram ao projecto com o Museu mas, também, a mudança de atitude dos alunos e dos pais em relação ao dinheiro. E ainda a criação de uma rede de escolas TEF - Territórios de Educação Financeira, onde se desenvolvam competências financeiras e potencialidades criativas, passando o Museu a trabalhar como uma plataforma de intercomunicação.
No final do projecto os alunos que o integram, vão poder conhecer o valor e a história do dinheiro, vão saber fazer um plano de gastos, preencher um cheque, abrir uma conta bancária, distinguir cartões de débito e de crédito, conhecer a história do Euro e da União Europeia.

Nenhum comentário: