quinta-feira, 31 de março de 2011

No Poupar Vai o Ganho - Projecto de Educação Financeira


Visita ao 2ºano A e B da Escola da Vilarinha

Fui à escola da Vilarinha. Gostei muito de estar com a Dra. Fernanda e a Dra. Sílvia, professoras do 2º A e do 2º B, mas acima de tudo (desculpem-me senhoras professoras) gostei de estar com as meninas e com os meninos.

Contei a história da Cigarra e da Formiga e assim começamos a explorar o caderno do aluno que o Museu do Papel Moeda deu a cada um deles. Isto, para os alunos desenvolverem um trabalho para mostrar o que aprenderam quando vieram ao Museu. Este trabalho vai ser entregue no dia 11 de Maio e depois vai ser exposto no dia 18 de Maio.

Vai haver um concurso onde entram todos os trabalhos das 51 escolas que integram este projecto de literacia financeira - No poupar vai o ganho. E vai haver prémios!!!

Voltando à visita - eu contei só parte da história... pois as conversas entre a formiga e a cigarra foram lidas por vários alunos... leu a Inês, leu o Mateus, leram vários alunos.

Todos falamos da necessidade de fazer planos de gastos e conversamos sobre o que é poupar e gastar. Depois, falei da necessidade de decidir que tipo de trabalho é que gostariam de fazer, da necessidade de lhe dar um título, de definir personagens, de definir quem vai desenhar e quem vai escrever ou apresentar ou ler....enfim, definir tarefas.

Tiramos fotografias e achamos que passamos um bom tempo todos juntos! Obrigada pelas flores! Foi muito gentil da vossa parte e eu adorei as rosas amarelas. Eram lindas!

O Museu vai ficar a acompanhar a evolução dos trabalhos e está disponível para tudo o que precisarem!

Maria Amelia Cupertino de Miranda

Nenhum comentário: